Histórico

O Núcleo de Pesquisa de Enfermagem em Saúde da Criança (NUPESC) foi criado em 1993 e está vinculado diretamente ao Departamento de Enfermagem Materno-Infantil/DEMI da Escola de Enfermagem Anna Nery/ EEAN e indiretamente a Coordenação Geral de Pós-graduação e Pesquisa da EEAN da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ.

A expansão e incremento dos cursos de pós-graduação em nível de especialização (enfermagem pediátrica), mestrado e doutorado da EEAN, a necessidade de agrupar as monografias, dissertações e teses em linhas de pesquisa e, a concomitante formação de grupos de pesquisadores com participação docente; estudantes do curso de especialização, mestrado e doutorado, bem como os alunos de graduação e profissionais da pratica assistencial em enfermagem na saúde da criança foram os elementos propulsores da sua criação. O NUPESC tem como finalidade de promover pesquisas e estudos relacionados à saúde da criança, do nascimento a adolescência.

Para o seu funcionamento foi elaborado um regimento interno no qual se encontram a denominação e finalidades, organização e funcionamento, patrimônio e manutenção, e, disposições gerais, aprovados em reunião de corpo deliberativo do DEMI em 27 de outubro de 1993; em reunião do CPGPEn em 05 de novembro de 1993 e em reunião de congregação em 12 de novembro de 1993.

A Diretoria Colegiada é composta de três docentes orientadores da EEAN, sendo um deles seu coordenador (necessariamente do DEMI/ EEAN), eleita entre os membros do núcleo cujo mandato é de dois anos e passível de apenas uma recondução.

A Diretoria Colegiada: Profa. Dra. Marialda Moreira Christoffel, Profa. Dra. Elisa da Conceição Rodrigues, Profa. Dda. Renata Moura de Bubadué